Roda Gigante


“Roda Gigante tem a ver com a precariedade da vida nas grandes cidades, seja de seus habitantes, seja daqueles que moram nas ruas”
Carmela Gross


2019
Instalação composta por cerca de 300 objetos
Área: 370 m² / altura: 10 m


“RODA GIGANTE é uma instalação concebida especialmente para o espaço interno do Farol Santander de Porto Alegre. Trata-se de um conjunto de cerca de 300 objetos que serão dispostos no chão do saguão principal do edifício. Cada um dos objetos será amarrado por meio de cordas ao alto das colunas e dos balaústres do edifício. Assim, todo o vão livre será ocupado pelas cordas entrecruzadas em muitas direções, criando visualmente uma espécie de trama irregular de muitas cores e espessuras variáveis.

RODA GIGANTE tem a ver com a precariedade da vida nas grandes cidades, seja de seus habitantes, seja daqueles que moram nas ruas. O morador de rua ou o vendedor ambulante, por exemplo, tem que improvisar jeitos de viver, inventar um habitar nômade e incerto a cada dia, entre coisas achadas, objetos e móveis descartados, e recombiná-los em um equilíbrio frágil num vão qualquer da rua, encostado a um muro ou embaixo de um viaduto.”

(Carmela Gross em entrevista para a composição do material educativo da mostra)


Imagem atual Imagem JPEG — 1.24 MB

Imagem atual Imagem JPEG — 354 KB

MP3 audio icon 01. Roda Gigante.mp3 — Áudio MP3, 2.09 MB (2193367 bytes)

MP3 audio icon Roda Gigante.mp3 — Áudio MP3, 4.53 MB (4752223 bytes)


vAUaROvbs8M
01. Roda Gigante.png
Roda Gigante