Monumentos
Em Monumentos, Gross desenha com elástico e pregos, criando formatos que reordenam o espaço por meio das dobras e da flexibilidade do material.
2001
elástico e prego
medidas variáveis
Sobre a obra, a artista diz:
“MONUMENTOS é o nome da série formada por desenhos lineares, feitos com pinos e elásticos – a linha elástica fechada se apoia em cada um dos pinos previamente fixados na parede, armando um contorno de segmentos retilíneos. Operações do desenho reordenam o espaço por meio das dobras e da flexibilidade da linha: com a linha-elástica e pontos de apoio mínimos, o monumento se eleva, vertical, mas frágil.”
O desenho é o fio condutor para muitos dos trabalhos de Carmela Gross. Ele constrói bases conceituais que servem como referência de pensamento sobre uma obra futura ou sobre seu processo de feitura. Está presente, também, nos projetos que configuram os modos de conceber e catalogar sua criação e produção.
Reparando bem, estes desenhos se parecem com plantas baixas de casas ou edifícios, etapas primárias de uma construção por vir. Se podemos experimentar certa dose de liberdade imaginativa e relacionar desenho e escultura, devemos também pensar sobre o título da obra. Há concordância, oposição ou estranhamento entre o que você lê na legenda e o que você vê nas paredes da sala?

qPJsnmp5w4I