Interagindo com a exposição


Conteúdo extra


Conteúdo extra


Ao visitar uma exposição e caminhar por entre diversas obras, cada visitante traz seu olhar e as próprias impressões, que são o acúmulo e o resultado de suas experiências de vida. Propomos, agora, que você caminhe pelo espaço expositivo do Farol Santander, observe as obras e, dessa forma, comece a construir outros olhares, aguçar sua curiosidade e ampliar seus conhecimentos. Existem várias formas para isso acontecer. Você pode trocar impressões, olhares e questões com opiniões e questões de outras pessoas, seja do artista, sejam do curador e de outros visitantes que estejam juntos ou perto de você. Podem, também, construir juntos outras versões sobre sua vivência na exposição. Sem dúvida, essas reflexões não são tarefa fácil nem simples, mas estimulam conversas, questionamentos e debates.

Visitar uma exposição de arte contemporânea é como abrir um livro ou se deparar com uma paisagem ou um lugar desconhecido. É ter a oportunidade de sofrer o deslizamento provocado pelo contato único com a obra e com possíveis transformações desencadeadas por ela. Deslizamento no sentido de quem se desloca de seu estar cotidiano e no sentido de quem se desmonta, para depois se remontar de maneira totalmente nova e previamente impensada.

Em uma de suas obras, Carmela Gross propõe trazer a cidade para dentro do museu. O que ela nos apresenta é a ideia dela de cidade e, diante da obra, nos vemos impelidos a pensar qual a nossa ideia de cidade. Nossas experiências são mediadas pelo nosso entendimento pessoal e particular do mundo. Quando temos a chance de entrar em contato com algo diferente do que estamos acostumados, combinando o que nós olhamos, pensamos e sentimos, acontece a mediação. A palavra mediação vem da ação de mediar. Aqui, mediar pode significar criar pontos de conexão entre tudo o que faz uma exposição ser o que é: contexto, obras, artistas, espaço e visitantes.

Ao adentrar a exposição “Roda Gigante”, tente criar estas relações a sua maneira!


Interagindo com a exposição
Imagem atual Imagem PNG — 23 KB

Interagindo com a exposição
Imagem atual Imagem PNG — 9 KB




Atualmente não existem itens nessa pasta.